18.8.06

O Comandante do CPC, Cel PM Joaquim Sousa, participou do V Encontro Temático da Rede de Desenvolvimento Comunitário, Combate a Violência : Dever do Estado e Responsabilidade do Cidadão.

A Rede de Desenvolvimento Comunitário é composta por 300 gestores comunitários de Belém, capacitados pelo Programa de Empreendedorismo e Formação Comunitário - Pará Em Foco, desenvolvido pela Ação Social Integrada do Palácio do Governo e o Centro Integrado de Desenvolvimento Sustentável.

Durante o evento o Comandante do CPC apresentou a paletra "Integração pela Paz", bem como, respondeu aos questionamentos dos participantes, relativos a atuação do policiamento na capital do Estado.

17.8.06

Cabo integrava Força Nacional

O cabo Eron Cardoso Miranda, de 34 anos, integrava a Força Nacional de Segurança Pública, tropa de elite que reúne policiais de todo o País, acionada somente em situações de emergência.

Era considerado pelos amigos e superiores um bom policial, cumpridor de seus deveres, que gostava de operações de risco. Por conta desse currículo, ele já estava pré-convocado para trabalhar no esquema de segurança dos jogos Pan-Americanos 2007, que serão realizados no Rio de Janeiro.

A revelação é do subtenente Rayol, da Companhia de Operações Especiais (COE), que, ontem à tarde, compareceu ao velório do colega de farda, a quem conhecia há muitos anos. O velório foi realizado em uma Igreja Adventista do 7ª Dia, no bairro da Marambaia. “Ele era um bom policial. Pontual, disciplinado, cumpridor de suas missões e não trazia problemas ao comando”, disse o oficial. “Era dedicado ao serviço e à sua família”, completou.

O subtenente Rayol ressaltou que o cabo Eron foi morto ao participar de uma operação de alto risco, que era tentar evitar que bandidos perigosos resgatassem presos da cadeia. As primeiras informações indicam que ele levou um tiro disparado de uma metralhadora INA, de 9 milímetros, de alto poder de fogo.

Eron tinha quase 14 anos como policial militar, a maior parte deles lotado na COE, na qual estava praticamente desde o início dessa unidade da PM, segundo o subtenente Rayol. Ele era casado e pai de um adolescente de 13 anos. Eron completaria 35 anos de vida no próximo dia 6 de setembro. Ontem à tarde, a reportagem também entrevistou um cunhado do cabo Eron, que pediu para não ser identificado. “Ele gostava de missões de alto risco e tinha prazer em servir à corporação”, disse o cunhado.

* Matéria publicada no Amazonia Jornal de 17/08/2006.

Notícia publicada no Jornal Voz de Nazaré de 11 de agosto de 2006.

Carta a Dom Orani

Com os cumprimentos de minha família, agradeço a oportunidade de manter este diálogo por importante meio de comunicação. Sou policial militar e Equipista de Nossa Senhora. Reporto-me basicamente ao texto “Violência e Valores”, publicado no jornal Voz de Nazaré, de 21 de julho de 2006, de vossa autoria.

Tratar a temática da violência atualmente torna-se fácil, pois quem não tem alguma experiência, sendo vítima ou não? Senão vejamos: Fome, desigualdade social, miséria, politicagem, desemprego, enfim, longe de mim tentar exaurir os vários motivos pelo qual estamos (no Brasil) em pior situação de que nossos irmãos do Oriente Médio. Porém, não desejo tratar do óbvio, e sim, incentivá-lo a preservar, pois a missão é nobre, o povo paraense lhe acolheu de braços abertos, e a cada dia testemunhamos o quanto o senhor é abençoado.

D. Orani, está na hora de arregaçar as mangas da camisa (a Comunidade, a Polícia, a Mídia, as autoridades, as Instituições, etc.) e mobilizar a sociedade em geral, pois segurança pública é responsabilidade de todos. A Polícia Militar tem o seu compromisso de prevenir o crime, porém, passou a ser excessivamente “caça-bandido”, ou seja, estamos desvirtuando a missão precípua de prevenção. Aí vem as indagações: Quem é esse “bandido”?, somente o ladrão de bicicleta? de celular? e os de “colarinho branco”?. Qual o papel da família? (iremos celebrar a Semana da Família).

Estamos a inteira disposição para apresentar a Polícia Comunitária, que, através da Gestão Comunitária (como fazer), estamos vivenciando um novo momento de cidadania, e responsabilidade social e, acima de tudo, de participação de todos, pois só assim podemos vencer a violência, agradecendo sempre a Deus por termos sidos abençoados pela sua indicação para conduzir este rebanho que é tão valioso, que é o povo paraense.

Que Deus lhe abençoe!

Carlos Alfredo da Mota Pereira – Maj PMPA Alfredo

Equipista de Nossa Senhora (ENS) – Paroquiano do Bom Remédio

majalfredo@bol.com.br

Agradeço ao Senhor, caríssimo amigo Alfredo, pois, além de participante da igreja, também conhece a realidade da polícia e suas preocupações. Já respondi mais longamente sua carta no programa “conversa com o meu povo”. Creio que precisamos, sim, todos arregaçar as mangas e principalmente trabalhar com coragem, renovada com a família. E a semana da família que estamos vivendo seria uma ótima oportunidade de todas as comunidades estarem unidas nessa direção. Você tem razão que o assunto é muito fácil de ser falado ou comentado, mas é assim que precisamos abrir o diálogo e dar passos. Com pessoas que olham o mundo com essa responsabilidade de Cristãos em sua profissão que poderemos encontrar os melhores caminhos.

Deixo-lhe uma benção especial e um abraço.

Dom Orani João.

Hoje, aconteceu no 2o Batalhão de Policia Militar, a solenidade de encerramento do Curso de Adaptação de Cabos 2006-CPC, que recapacitou 77 (setenta e sete) cabos, todos com mais de 15 (quinze) anos de efetivo serviço.

A solenidade aconteceu sob a presidência do Exmº Sr Comandante Geral da Policia Militar, Cel João Paulo Vieira da Silva, que em seu discurso acentuou a importância da honestidade e da capacitação técnica dos policias militares. Ainda em seu discurso o Comandante Geral da Corporação, lembrou que mais de cinco mil policiais militares foram imediatamente promovidos a graduação de cabo com a aprovação da lei de lei nº 6.669, de 27 de julho de 2004, que dispõe sobre o plano de carreira de cabos e soldados da Policia Militar do Estado do Pará.

A solenidade contou ainda, com a presença do Cel PM Joaquim Sousa, comandante do CPC; do Ten Cel PM Eraldo, comandante do 1º BPM; do Maj PM Alves, Cmt do 10º BPM e a presença do Maj PM Viana, respondendo pelo comando do 2° BPM que recebeu os concluintes do curso e seus familiares em um coquetel servido no refeitório daquele batalhão.

O CB PM Joelcio, pertencente ao efetivo do 10º BPM, foi escolhido como orador da turma, pronunciando em nome destes, um breve, porém muito agradável, discurso de agradecimento.

A tropa de formandos foi comandada pelo Cap Mauro Prata, e os dois pelotões pelos 1° Ten’s Soares e Marcelo, tendo ainda com guarda bandeira o 2° Ten Luiz.

10.8.06

O Comando de Policiamento da Capital tem coordenado diversas operações em sua área de atuação. Com a chegada de mais 30 (trinta) soldados, recém formados pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, o Comando do CPC planejou uma série de operações comandadas pelos comandantes de Zpol. As operações são realizadas estrategicamentes em horários e locais onde ha maior incidencia de eventos indesejados, os novos Soldados vêm ao CPC diariamente onde recebem instruções uma preleção em seguida são distribuidos em grupo de dez em três Zpol's, onde se juntam com o efetivo da Zopl e realizam operações barreiras, impactantes. Os novos soldados ja atuaram todas as Zpol's que estão sob o Comando do CPC, essa estratégia vem diminuido cada vez mais o número de roubos ônibus e de veicluos particulares.

O Comando de Policiamento da Capital estará realizando, na próxima quinta-feira(17/08/06) o encerramento doCurso de Adaptação de Cabos - 2006, o curso requalificou 77(setenta e sete) Cabos, com mais de 15 (anos) de serviço, que foram promovidos pela Lei n 6.669, de 27 de julho de 2006. O curso teve a duração de nove semanas e contou com uma carga horaria de 180 (cento e oitenta) horas/aulas, que foram dividida entre as disciplinas Direitos humanos Ética PM; Noções básicas de Direito aplicadas a tividade PM; Gerenciamento de crises; Policia Comunitária; Técnica Policial Militar e Tiro Defensivo na preservaçao da vida "Metodo Girald", onde os concluintes tiveram a oportunidade de fazer prática de tiro com Pistola . 40 e carabina .30. todas as instruções foram ministradas por oficia da PM, com capacitação especializada em cada disciplina.


Com a conclusão de mais esse curso o Comando de Policiamneto da Capital já requalificou mais de 350 (tezentos e cinquenta) Policiais Militares, porém a meta ainda não foi alcançada, pois o Cel Joaquim pretende requalificar pelo menos 600 (seiscentos) Policiais Militares até o final do ano, para isso ainda neste mês de agosto se inicirá mais um curso, coordenado pelo comando do Comando de Policiamento da Capital.

9.8.06

Brasão do Comando de Policiamento da Capital

A partir desta da data entra em funcionamento o blog do Comando de Policiamento da Capital.