28.2.07

POLÍCIA MILITAR DIVULGA BALANÇO DAS AÇÕES NOS BAIRROS DO
GUAMÁ E TERRA FIRME
A Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento da Capital (CPC), divulga balanço das ocorrências registradas nos bairros do Guamá e Terra Firme, atendidas pela 11ª Zona de Policiamento (Zpol), no período de 23 a 27 de fevereiro de 2007. Elas variam desde agressão e desordem, até roubo, furto, prisão de foragido da justiça e tentativa de homicídio, somando 16 ocorrências. Entre elas, no dia 23, na Passagem Leão na Terra Firme, uma dupla empreendeu fuga ao avistar a viatura policial. Os mesmos deixaram para trás um aparelho DVD sem controle remoto. O material foi apresentado na Seccional para verificação e possível contato com o proprietário.
No dia 24, por volta das 00:15h, foi apresentado na Seccional Urbana Guamá, Otávio do Carmo Santos, 32 anos, sob a acusação de tentativa de homicídio, tendo o mesmo esfaqueado Manoel Batista Mendes. De acordo com o irmão da vítima de nome Diel Santos, os dois estavam passando pela avenida Barão de Igarapé-Miri às proximidades da Rua Augusto Corrêa quando foram abordados pelo acusado que desferiu a facada em Manoel. O mesmo não soube informar o motivo da agressão.
Ainda no dia 24, Marcelo Moraes Fernandes, 19 anos, foi preso em flagrante, por policiais em ronda na viatura 1710, logo depois de ter assaltado duas mulheres na Passagem Nossa Senhora das Graças no Guamá e levado das mesmas um celular e carteiras porta-cédulas. Foi preso também, no mesmo dia, Jackson Geovane Raiol da Silva, 18 anos, acusado de ter roubado a bolsa de uma mulher com a quantia de R$ 135,00 em dinheiro e um celular. Os pertences, inclusive a quantia em dinheiro, foram devolvidos para a vítima.
No dia 25, os policiais militares da 11ª Zpol, sob o comando do tenente Pablo Padilha, conseguiram prender o cabo da Polícia Militar Luiz Alberto Beltrão de Souza, no bairro da Terra Firme, acusado de assaltar o posto de gasolina Iccar na avenida Bernardo Sayão às proximidades da avenida Alcindo Cacela. O policial preso foi reconhecido no mesmo dia pelos frentistas do posto assaltado e por outras testemunhas do local.
No dia 26, policiais militares em ronda na viatura 1602 fizeram a abordagem de José Antônio Maciel dos Santos que estava junto com outro elemento, menor de idade, na passagem Bambu esquina com a passagem Mário Adalberto no Guamá. Com eles, foi encontrada uma pistola calibre 6.35. José Antônio foi encaminhado para a Seccional do Guamá e autuado por porte ilegal de arma de fogo. O menor de idade foi encaminhado para a Delegacia de Atendimento ao Adolescente (DATA).
No dia 27, Fernando Ferreira Pinheiro, conhecido como “Babaloo”, 31 anos, foi preso às 2h da manhã, quando estava em companhia de outro elemento em um casebre abandonado na Passagem José Priante no bairro da Terra Firme. O mesmo era foragido da Seccional Urbana do bairro desde o dia 24. Na hora da prisão o mesmo tentou reagir e empreender fuga, mas foi alvejado por um tiro na perna pela guarnição policial.

POLICIAIS MILITARES DA 4ª ZPOL PRENDEM CINCO ASSALTANTES NO BAIRRO DA CREMAÇÃO

No início da noite de hoje (28), por volta das 18h, policiais militares da 4ª Zona de Policiamento (4ª Zpol), conseguiram prender cinco assaltantes no bairro da Cremação em Belém. Os dois primeiros, Edson Pinheiro de Souza Neto, 18 anos, e uma menor de idade, foram presos após assaltarem três rapazes que estavam conversando em frente a uma residência na Rua dos Pariquis esquina com a Rua de Breves. A guarnição composta pelo sargento Moscoso e cabos Neto e Pompeu, que estavam na viatura 1702, passaram pelo local na hora do delito e foram acionados pelas vítimas. Os policiais saíram em perseguição e conseguiram prender os acusados. Com eles foram apreendidos um revólver calibre 32, com duas munições intactas, e dois celulares das vítimas.
Por volta das 18:30h, a guarnição composta pelo subtenente Moraes e pelos cabos Pantoja e C.Nunes, que se encontravam fazendo ronda na viatura 1704, conseguiram prender Wendel Vanderlei Costa, 21 anos, Denis Wilson dos Santos, 18 anos, e uma menor de idade. Minutos antes, os policiais haviam sido informados pelo Centro Integrado de Operações (Ciop) que três elementos, dois homens e uma mulher, tinham acabado de assaltar algumas pessoas na esquina da avenida Conselheiro Furtado com a 14 de Março. Os policiais se deslocaram para o local e conseguiram prender os acusados. Com eles foram apreendidos um revólver calibre 32 e mais cinco munições intactas.
Parte dos acusados foi autuado em flagrante na Seccional Urbana da Cremação por assalto e porte ilegal de armas. As duas menores de idade foram encaminhadas para a Delegacia de Atendimento ao Adolescente (DATA).

23.2.07

POLÍCIA MILITAR INTENSIFICA AÇÕES APÓS O CARNAVAL E PRENDE NOVE ASSALTANTES EM DOIS DIAS

A Polícia Militar está intensificando, desde a última quarta-feira (21), ações preventivas contra assaltos e outros delitos. Sob coordenação do Comando de Policiamento da Capital (CPC) e com apoio do efetivo do Comando de Missões Especiais (CME), por meio da Ronda Tática Metropolitana (Rotam), policiais em viaturas, motocicletas e a pé estão realizando rondas em pontos estratégicos de bairros como Pedreira, Marco, Barreiro, Sacramenta e Telégrafo. Além do policiamento ordinário, os mesmos fazem revista nos pertences das pessoas que estão dentro de ônibus, em motos e veículos particulares, em busca de armas ou drogas ilícitas.

Na última quarta-feira, policiais militares da 10ª Zona de Policiamento (Zpol), sob o comando do tenente Antônio Nonato, conseguiram prender Lacerda Pinto Duarte Filho, o “Careca”, 32 anos. O mesmo é apontado pelos moradores daquela área como um dos bandidos mais perigosos do bairro do Telégrafo, realizando arrombamentos a residências e assaltos à mão armada. Com ele foram apreendidas duas munições não deflagradas. Ele foi autuado em flagrante por porte de munição, que prevê a mesma pena para o porte ilegal arma.

Ontem (22), uma guarnição da 1ª Zpol em ronda na viatura 1686 interceptou um ônibus da linha Curuçambá / Ver-o-Peso no momento em que quatro homens assaltavam o motorista, cobrador e passageiros, por volta das 23h. Os elementos, ao perceberem a chegada dos policiais, pegaram uma passageira como refém e se entregaram após negociação com a PM. Foi preso, além de dois menores de idade, Rony Cruz Duarte, 19 anos, e Leandro André, 18 anos. Segundo moradores, Rony já praticou diversos assaltos principalmente nos bairros da Sacramenta e do Telégrafo. A PM também colocou atrás das grades Frank Afonso Lavareda dos Santos, conhecido como “Noiado”, mais três menores de idade, todos acusados de furto a residências. Em dois dias, essa foi a nona prisão de bandidos perigosos que agiam na área.

Segundo o major Jean Marcel, comandante da 1ª Zpol, que engloba, além dos bairros do Telégrafo e Sacramenta, os bairros do Barreiro e Val-de-Cães, os policiais estão sendo distribuídos nessas áreas de acordo com o levantamento das ocorrências dessa natureza, feito pelo Centro Estratégico Integrado (CEI), que inclui os locais de incidência, horários e dias da semana. O mesmo disse que a comunidade está ajudando a PM indicando, com precisão, os locais onde ocorrem os assaltos e outros delitos.

REUNIÃO DEFINE DETALHES SOBRE POLICIAMENTO NO JOGO ENTRE TUNA E ANANINDEUA

Uma reunião entre Polícia Militar, Secretaria Executiva de Esporte e Lazer (Seel), Federação Paraense de Futebol (FPF) e representantes de Tuna Luso e Ananindeua, definiu as estratégias para o policiamento no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão) no próximo dia 25.

No total, 220 PM’s trabalharão no policiamento. Eles fazem parte do efetivo do Comando de Policiamento da Capital (CPC) e do Comando de Missões Especiais (CME). Na parte interna serão 120, incluindo o Batalhão de Polícia de Choque que ficará dentro do campo, e distribuídos nas adjacências do estádio mais 100 policiais que serão utilizados nas modalidades de cavalaria, viaturas e motos. Serão feitas rondas policiais nas principais vias de acesso ao Estádio Olímpico para evitar delitos. Um grupo de 20 policiais irão realizar ação precursora a partir das 11h, para evitar a entrada no estádio de qualquer material que esteja proibido.

Somente serão liberadas as arquibancadas centrais, ficando fechadas as modulares, localizadas atrás do gol. O acesso ao interior do Mangueirão será feito pelos portões A1 e B1, com 10 catracas de segurança funcionando em cada um. A torcida da Tuna Luso ficará na arquibancada do lado A e do Ananindeua do lado B.

O major Osmar Nascimento comandará o policiamento. Será proibida a entrada de fogos de artifício e bandeiras com mastro, sendo os portões abertos ao público a partir das 13h.

22.2.07

POLÍCIA MILITAR PRENDE QUATRO ASSALTANTES NO BAIRRO DO BARREIRO


Uma tentativa de assalto ocorreu, por volta das 23h desta quinta-feira (22), na Av. Pedro Álvares Cabral às proximidades da entrada do bairro do Barreiro em Belém.
Quatro elementos, sendo dois menores de idade, tentaram assaltar o ônibus da linha'Curuçambá/Ver-o-peso'. Um deles, Roni Cruz Duarte, 19 anos, entrou no coletivo em um local denominado “Ponte do Galo”. Armado com revólver calibre 32, com três munições intactas, ele rendeu o motorista, cobrador e passageiros. Em seguida, os outros três assaltantes entraram no veículo, entre eles Leandro André, 18 anos.
Policiais Militares em uma viatura da 1ª Zona de Policiamento, cabos Lobato e Couto, que faziam rondas pelo local, perceberam a ação dos bandidos. Eles mandaram o motorista parar o ônibus e, em seguida, fizeram o cerco. Os bandidos pegaram como refém, além dos passageiros, Katiane Santos Alves, 27 anos.
O major Thalles Costa Belo e o tenente Guilherme Huhn comandaram as negociações para liberação dos reféns. Os bandidos só se entregaram após a chegada da imprensa e foram levados para a Seccional da Sacramenta, onde o caso foi registrado.
Os menores foram encaminhados para a Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA). Os outros elementos, maiores de idade, foram autuados por assalto à mão armada e porte ilegal de armas.

21.2.07

HOMICIDA É PRESO NA FEIRA DO VER-O-PESO

Policiais Militares da 6ª Zpol, CPC, prenderam o carregador Denílson Coelho Matos, vulgo “Dex”. Ele estava com prisão preventiva decretada pela 15ª Vara Criminal da capital.
Denílson é acusado de assassinar, no ano passado no bairro do Jurunas, com quatro tiros e por motivo fútil o jovem Wendell Gomes de Gomes, fugindo em seguida para o município de Muaná, no Marajó.
No último dia 16, uma irmã da vítima, fazendo compras no Ver-o-Peso, viu o acusado carregando mercadorias de um caminhão. Não teve dúvidas de que era o assassino de seu irmão e, assim, comunicou o fato aos policiais militares que tiram serviço no Posto de Policiamento Comunitário do local. Imediatamente, o major Dilson Júnior, titular da 6ª Zpol, portando o mandado judicial deu voz de prisão ao acusado. O mesmo foi levado à Seccional do Comércio, de onde deverá ser encaminhado para uma casa penal.

POLICIAIS DA 6ª ZPOL PRENDEM FALSO FLANELINHA

Policiais Militares da 6ª Zona de Policiamento prenderam no último dia 20, João da Silva Pinto, 27 anos, que se passava por flanelinha na Praça da Bandeira em Belém. Ele foi autuado em flagrante pelo crime de roubo pelo delegado Waldir Freire.
Segundo os militares que realizaram a prisão, o acusado abordou o senhor Manoel Benedito Nascimento levando-lhe a carteira porta cédulas com documentos e dinheiro, além do telefone celular e um cordão, e saiu correndo pela rua Ó de Almeida onde foi pego pelos policiais que faziam rondas.
O major Dílson Júnior, comandante da 6ª Zpol, e o delegado Waldir Freire, diretor da Seccional do Comércio, falaram que a prisão do acusado é resultado da intensificação do policiamento na área, principalmente nos chamados pontos críticos, onde vêm ocorrendo assaltos.

No final do mês de janeiro, em reunião entre a Associação dos Guardadores e Reparadores de Carro do Complexo do Ver-o-Peso e o Comando de Policiamento da Capital (CPC), foram mostradas imagens da ação de uma quadrilha que se passava por flanelinhas e roubava os objetos da parte interna dos veículos estacionados no local.

Por determinação do coronel Sarmanho, titular do CPC, a 6ª Zpol ficou responsável por intensificar o policiamento nos locais de ocorrência desse delito. Em contrapartida, a Associação enviou para a PM cópia do seu estatuto e do projeto de padronização do uniforme dos seus integrantes.

15.2.07

DICAS DE SEGURANÇA PARA O CARNAVAL

1) Ao sair ou chegar de sua residência, verifique se há alguma pessoa em atitude suspeita às proximidades e, caso verifique alguém, acione a Polícia Militar através do número 190.

2) Ao viajar, solicite a um vizinho de confiança que, se possível, acione a PM caso ocorra algo de estranho em sua residência. Verifique se trancou todas as janelas e portas, fechou o compartimento de segurança do gás de cozinha e desligou da tomada todos os aparelhos elétricos.

3) Periodicamente, verifique a situação dos freios, pneus e outros sistemas importantes do seu veículo.

4) Nunca estacione seu veículo em locais escuros e pouco movimentados. Verifique se trancou as portas e fechou as janelas antes de sair.

5) Não fique namorando, conversando ou esperando alguém dentro do seu veículo quando o mesmo estiver estacionado em locais públicos, pois você se torna vítima fácil dos bandidos.

6) Se for assaltado, procure ficar com as mãos à mostra e diga antes para o bandido sobre as ações que você irá fazer.

7) Não ande colado ao veículo da frente.

8) Ao dirigir, respeite o limite de velocidade, há pessoas esperando sua volta para casa com segurança.

9) Nunca acredite de imediato nas informações que lhe são repassadas pelo telefone, pois pode ser um bandido querendo tirar proveito do seu nervosismo. Confirme sempre as informações com a Polícia Militar através do 190.

10) Ao telefone, não forneça informações sobre sua vida pessoal para estranhos, muito menos sobre os dados pessoais dos integrantes da sua casa.

11) Informe para algum familiar seu quais os locais que você irá.

12) Em balneários e clubes, fique de olho em crianças e idosos.

13) Respeite a abordagem de um policial, pois ele trabalha para garantir a sua segurança. Procure saber os números de emergência nos locais onde você estiver.

14) Em Belém, disque 190 para Emergência.


POLÍCIA MILITAR REALIZA OPERAÇÃO CARNAVAL EM BELÉM, ICOARACI, OUTEIRO E COTIJUBA

A Polícia Militar realizará, no período de 15 a 22 de fevereiro, a “Operação Carnaval” em Belém e Distritos de Icoaraci, Cotijuba e Outeiro.

Sob coordenação do Comando de Policiamento da Capital (CPC), a PM dará apoio aos diversos eventos realizados na cidade, como o desfile oficial dos blocos carnavalescos na Aldeia Cabana “Davi Miguel”, eleição do Rei Momo no Memorial dos Povos, brincadeiras de carnaval infantil nas praças da República, Batista Campos, Dom Alberto Ramos (Marambaia), Cordeiro de Farias (Tapanã) e parte externa do Bosque Rodrigues Alves (Marco). Será realizado policiamento também nos portais da folia na Praça Frei Caetano Brandão (Centro), avenidas Antônio Everdosa (Pedreira), Roberto Camelier e José Bonifácio (Guamá), ruas da Yamada (Benguí), Frederico Scheineippe (Telégrafo), Benfica (Benguí), Silva Castro (Guamá) e Pariquis (Cremação), travessas Alferes Costa (Pedreira) e Perebebuí (Pedreira) e concentração e saída do carnaval fluvial na Praça Princesa Isabel.

O CPC disponibilizará policiais para os eventos realizados em Icoaraci, Outeiro e Cotijuba, totalizando 15 eventos, como os Portais da Folia e desfiles dos Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba.

Além do policiamento ostensivo diário feito pelas Zonas de Policiamento da Capital (Zpol), reforçarão o efetivo 480 policiais militares, em média, por dia de serviço no período carnavalesco.

Serão realizadas rondas em viaturas do CPC e da Ronda Tática Metropolitana (Rotam) nas principais vias de acesso à Aldeia Cabana “Davi Miguel”, além de patrulhas compostas pelo Regimento de Polícia Montada e policiais com cães, para inibir atos ilícitos.

Segundo o coronel Sarmanho, titular do CPC e coordenador geral da Operação na capital, as principais ocorrências no período são: atos de vandalismo, praticados principalmente por gangues, assaltos e agressões. O coronel disse ainda que, devido a essas ocorrências, serão feitas revistas em pessoas ou grupos de pessoas que estejam em atitude suspeita nos locais onde ocorrerão os eventos e, também, nas adjacências. Será dado apoio à Guarda Municipal de Belém nas áreas de concentração e dispersão dos blocos carnavalescos na Aldeia Cabana.

13.2.07

OPERAÇÃO INTEGRADA PARA EVITAR ASSALTOS NOS BAIRROS DO MARCO E DA PEDREIRA



Uma Operação está sendo realizada em conjunto entre Polícia Militar, por meio da 10ª Zona de Policiamento, Comando da Aeronáutica e Companhia de Trânsito de Belém (CTBEL) desde o final da manhã de hoje (13), para combater as principais ocorrências registradas no bairro do Marco e parte do bairro da Pedreira em Belém.


Ao todo, 15 policiais e 25 militares da Aeronáutica, com apoio de 07 viaturas, fazem revista nos ônibus e em outros veículos, além de 05 agentes da Companhia de Trânsito de Belém (CTBEL) que estão realizando a fiscalização da documentação dos condutores, na Av. Duque de Caxias esquina com a Trav. Alferes Costa e Av. Dr. Freitas esquina da Av. Visconde de Inhaúma Estão sendo feitas incursões pelas Travessas Perebebuí, Pirajá, Enéas Pinheiro e Lomas Valentinas, e em toda a extensão da Av. Visconde de Inhaúma.


Segundo o major Waldomiro Seráphico, esse trabalho está sendo realizado para se combater, principalmente, os assaltos a residências, furto e roubo de veículos e assaltos a pedestres às proximidades do Conjunto Santos Dumond e do Hospital das Clínicas, pois essas são as principais ocorrências registradas na área.


Militares do Comando da Aeronáutica fizeram barreiras de contenção na esquina das principais vias de acesso à Av. Duque de Caxias, facilitando o trabalho dos policiais e agentes de trânsito na fiscalização e revista dos veículos.


O tenente Luiz Torres, oficial interativo da 10ª Zpol, informou que foi feita a detenção de um motociclista que não obedeceu à ordem de parada dos policiais, sendo constatado que sua moto estava com licenciamento vencido. Foi feito o Auto de Infração pelos agentes da CTBEL e depois o mesmo foi liberado. Até às 16h: 70 ônibus, 120 motocicletas e 42 veículos particulares já haviam sido abordados e seus condutores revistados.
Amanhã serão feitas incursões nos dois bairros e na quinta-feira (15) serão feitas, novamente, barreiras de fiscalização.

POLICIAIS ADMINISTRATIVOS FAZEM POLICIAMENTO NAS RUAS DE BELÉM


Os Batalhões da Polícia Militar que são subordinados ao Comando de Policiamento da Capital (CPC) estão colocando mais policiais nas ruas através da Operação “Polícia nas Ruas”. Periodicamente, os que trabalham na parte interna dos quartéis da PM, como nas seções administrativas, passam a compor guarnições que realizam policiamento ostensivo. Essa prática, segundo o CPC, objetiva disponibilizar um número maior de policiais nos bairros de Belém, prevenindo a ocorrência de delitos.

No último final de semana, policiais do 2º Batalhão (2º BPM) saíram às ruas para, além de aumentar a presença física da PM em locais estratégicos, ouvir diferentes seguimentos da sociedade para saber os locais onde estão ocorrendo os delitos com maior freqüência. Cerca de 18 policiais, divididos em grupos de 06, percorreram trajeto que abrangeu área da 6ª Zona de Policiamento (6ª Zpol), parte central da cidade: Av. Visconde de Souza Franco, Rua Diogo Moia, Trav. D. Romualdo Coelho, Av. Almirante Wandekolk, Rua Antônio Barreto, Rua Boaventura da Silva, Rua Jerônimo Pimentel, Trav. 14 de Março e Av. Generalíssimo Deodoro.

O major Hilton Benigno, comandante da Operação, ouviu várias pessoas pelo trajeto, como proprietérios de estabelecimentos comerciais, moradores e motoristas de táxi que trabalham na área. Para essas pessoas foram repassados os números dos telefones de contato dos comandantes das Zonas de Policiamento de Belém. Também foram feitas abordagens, com revista pessoal, em diversas pessoas que trafegavam por essas vias, principalmente as que utilizavam bicicletas e motocicletas. O major informou que o serviço interno nos quartéis é fundamental para o planejamento das ações nas ruas, principalmente em uma instituição militar em que os serviços burocráticos não podem ser feitos por pessoas civis. Contudo, periodicamente, “deve-se colocar o policial nas ruas para que o mesmo desenvolva o serviço constitucional da corporação, que é o policiamento ostensivo fardado”, completou o major Hilton.

9.2.07

A QUE ZONA DE POLICIAMENTO PERTENCE SEU BAIRRO?


Dona Catarina (nome fictício) precisou ligar para a Polícia Militar devido uma ocorrência em sua residência. Contudo, não soube informar qual o bairro onde mora, pois sua residência está localizada na divisa entre os bairros da Cremação e Nazaré, em Belém. Se dona Catarina não sabe o bairro onde mora, saberia informar de qual Zona de Policiamento (Zpol) pertencem os policiais e a viatura que lhe atenderão?

E Você???

Abaixo, a cidade de Belém dividida em Zonas de Policiamento:
(Clique na imagem para ampliar)

1ª Zpol: Rosa
2ª Zpol: Cinza
4ª Zpol: Branco
5ª Zpol: Azul
6ª Zpol: Amarelo
8ª Zpol: Laranjado
10ª Zpol: Verde
11ª Zpol: Lilás




8.2.07

OCORRÊNCIA DE ASSALTO A ÔNIBUS REGISTRA QUEDA NA TERRA FIRME E CANUDOS

De acordo com dados do Centro Estratégico Integrado (CEI) da Secretaria Executiva de Segurança Pública (SEGUP), no mês de janeiro de 2007, com relação ao mês de dezembro de 2006, houve redução desse tipo de ocorrências, principalmente, no bairro da Terra Firme que, antes das operações policiais na área, havia 31 assaltos a coletivos e no mês passado caiu para 08 assaltos, redução de 74%, e no bairro de Canudos, onde havia 12 assaltos em Dezembro de 2006 e no mês passado foram registrados 2 assaltos, redução de 83%. Os maiores registros desse tipo de ocorrência estão nos horários de 18h às 0h.

Isso tudo foi avaliado no final da manhã de hoje (08), em uma reunião realizada entre o Comando de Policiamento da Capital (CPC) da Polícia Militar e representantes do Sindicato das Empresas de Transportes de Belém (Setransbel), Sindicato dos Rodoviários e Companhia de Transportes de Belém (CTBEL). Também ficaram definidas algumas ações de combate aos assaltos a ônibus na cidade.

Delcio Farias da Setransbel informou sobre as ações feitas nos últimos anos pelo sindicato para ajudar no aumento da segurança de motoristas, cobradores e passageiros dos ônibus de Belém, como a introdução, em 85% da frota, de câmeras de filmagem que mostram as ações dos bandidos na hora do delito. O mesmo falou também dos projetos que ainda serão colocados em prática como a introdução de chips de identificação em cartões que servirão como passagens, entre outras ações, a maioria para tentar diminuir a circulação de dinheiro dentro desses coletivos.

Paulo Pereira do Sindicato dos Rodoviários informou sobre o projeto que será enviado para o Delegado Gerall da Polícia Civil, Raimundo Benassuly, sugerindo a criação de uma delegacia especializada para tratar de assuntos relacionados a assaltos a ônibus e táxis. Isso, segundo o mesmo, aumentaria o canal de comunicação entre a categoria e os órgãos policiais.

O coronel Sarmanho, titular do CPC, solicitou ao representante dos sindicatos que enviem para à Polícia Militar documento indicando os locais onde ocorrem esses assaltos a ônibus, além dos horários. O comandante informou que já está sendo intensificado o policiamento em Belém, por meio das Zonas de Policiamento (Zpol), se combater esse tipo de delito. Ele disse que a partir de amanhã (09) será intensificada a abordagem aos ônibus pelos grupamentos que realizam as Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam´s), sob coordenação do tenente-coronel Roliam. O coronel Sarmanho finalizou solicitando aos mesmos que disponibilizem as imagens gravadas pelas câmeras de vídeos instaladas nos coletivos para que a PM identifique nas ruas os acusados de assaltos.

Abaixo, números de assaltos a ônibus nos locais de maior incidência:





RUA/MÊS BAIRRO JAN/06 JAN/07
PEDRO ALVARES CABRAL SACRAMENTA 23 15
ROD.ARTHUR BERNARDES TELÉGRAFO 20 11
BERNARDO SAYÃO CIDADE VELHA 3 1
AV.PERIMETRAL TERRA FIRME 14 3
AUGUSTO MONTENEGRO MARAMBAIA 8 2




Roubo a Onibus por dia da semana
Grande Belém
Mês de Janeiro/2007
DIA SEMANA
VAR.%
Segunda
11,59
Terça
12,80
Quarta
15,85
Quinta
9,15
Sexta
15,24
Sábado
10,98
Domingo
24,39
SOMA
100,00


RELATOS DA COMUNIDADE VÃO AJUDAR NO COMBATE AO CRIME

A Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento da Capital (CPC), está ouvindo a população em diversos locais da cidade, sobre as ações de combate à criminalidade e à violência realizadas pela corporação. Duas vezes por semana, o comandante do CPC, coronel Edvaldo Sarmanho, vai às ruas para obter informações sobre essas ações. Além de críticas e sugestões, o oficial também verifica junto à comunidade quais os locais onde estão ocorrendo os delitos.

De acordo com o CPC, o planejamento estratégico e operacional das Zonas de Policiamento atuais é baseado em dados estatísticos obtidos pelo registro das ocorrências nas Seccionais Urbanas ou pelas ligações feitas para o Centro Integrado de Operações (Ciop) através do 190. Contudo, disse o coronel: “é preciso que nossos policiais conversem com a população para saber quais os tipos de delitos mais comuns em determinados locais, assim como o modus operandi dos que praticam, como por exemplo quais os veículos utilizados pelos mesmos, se agem a pé, em duplas ou mais, e os horários de maior incidência desses delitos”.

Hoje (07), o comandante ouviu relatos de diversas pessoas na Av. Brás de Aguiar e adjacências, entre elas motoristas de táxi, ambulantes, pessoas que trabalham como segurança em escolas e bancos, donos de lojas comerciais e representantes da Associação dos Lojistas da Brás de Aguiar.

1.2.07

LÍDERES COMUNITÁRIOS DO BAIRRO DA TERRA-FIRME ELOGIAM O TRABALHO DA POLÍCIA

Representantes comunitários do bairro da Terra-Firme, em Belém, reuniram-se ontem (31) com o comandante do policiamento da capital, coronel Edvaldo Sarmanho, para elogiar o aumento da presença dos órgãos de Segurança Pública no bairro, através da Operação “Polícia Para Todos”.

De acordo com a senhora Dilma Nunes (foto), moradora da Terra Firme há mais de quinze anos, a comunidade está se sentindo mais segura e mais confiante no trabalho da Polícia. Segundo ela, o bairro foi estigmatizado como o mais violento de Belém devido os constantes assaltos que ocorriam. “Contudo, com a presença maior e mais intensa da Polícia, agora quem está com medo são os bandidos de praticarem seus assaltos”, afirmou Dilma.

O senhor Ayrton Sena (foto: 2º esquerda para direita), do Conselho Comunitário do bairro, informou que, durante todo o dia, inclusive pela parte da noite, policiais militares realizam rondas ostensivas a pé, em viaturas e, até mesmo, em bicicletas, evitando com isso a ocorrência dos delitos que eram comuns no bairro, principalmente em locais como Av. Perimetral e Canal do Tucunduba, divisa entre os bairros da Terra Firme e Guamá.

Valdenisso Melo (foto: 2º direita para esquerda), da Associação dos Moradores do Bairro da Terra Firme informou que o trabalho da polícia deve ser contínuo para que a população volte a ter tranqüilidade. O mesmo parabenizou o trabalho da 11ª Zona de Policiamento (Zpol), comandada pelo major Heldson Tomaso (foto: 1º esquerda para direita), que utiliza inclusive policiais militares em motos e cavalos nos locais de difícil acesso, visto que a situação na Terra Firme ainda está precária com relação ao saneamento básico e asfalto nas ruas. O mesmo completou elogiando o trabalho dos policiais que atuam nas Bases Móveis de Policiamento Comunitário e nas viaturas, que sempre atendem à comunidade com respeito e atenção.

O coronel Sarmanho (foto) informou aos presentes que a Operação “Polícia Para Todos” é um trabalho integrado entre todos órgãos pertencentes à Secretaria Executiva de Segurança Pública, tendo como coordenadores o Comando de Policiamento da Capital (CPC) e a Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM), sob a pessoa do delegado Paulo Tamer. O coronel finalizou dizendo que, em um curto espaço de tempo, segundo dados da Polícia, já registrou-se redução da ocorrência dos principais delitos típicos dos grandes centros urbanos, principalmente roubos e furtos, nos bairros onde a polícia já atuou.

POLICIAIS MILITARES DA 4ª ZPOL PRENDEM ASSALTANTES NO CENTRO DE BELÉM

No início da tarde desta quinta-feira (01), por volta das 12:45h, policiais militares do Grupamento de Motociclistas da 4ª Zona de Policiamento (Zpol) prenderam três homens acusados de cometeram assalto na Rua Carlos Gomes com a Trav. Campos Sales no bairro de Batista Campos, em Belém. Segundo informações dos cabos Artur e M. Aviz, que efetuaram a prisão dos mesmos, eles tinham levado uma carteira porta-cédulas, um cordão e um relógio da vítima.

Os policiais informaram que, depois de roubar os objetos, eles correram em direção à Travessa Padre Eutíquio, onde foram cercados. Foi encontrado um revólver calibre 38 que foi jogado por um dos assaltantes, segundo os passageiros, dentro de um ônibus da linha Canudos-Presidente Vargas na hora da fuga. São eles: Dário Pantoja de Souza, 28 anos, Rodrigo José Santos dos Santos, 19 anos e Vagner Baia Cardoso, 25. Os presos foram autuados em flagrante por assalto à mão armada e porte ilegal de arma e na Seccional da Cremação e ficarão à disposição da justiça.