17.8.06

Notícia publicada no Jornal Voz de Nazaré de 11 de agosto de 2006.

Carta a Dom Orani

Com os cumprimentos de minha família, agradeço a oportunidade de manter este diálogo por importante meio de comunicação. Sou policial militar e Equipista de Nossa Senhora. Reporto-me basicamente ao texto “Violência e Valores”, publicado no jornal Voz de Nazaré, de 21 de julho de 2006, de vossa autoria.

Tratar a temática da violência atualmente torna-se fácil, pois quem não tem alguma experiência, sendo vítima ou não? Senão vejamos: Fome, desigualdade social, miséria, politicagem, desemprego, enfim, longe de mim tentar exaurir os vários motivos pelo qual estamos (no Brasil) em pior situação de que nossos irmãos do Oriente Médio. Porém, não desejo tratar do óbvio, e sim, incentivá-lo a preservar, pois a missão é nobre, o povo paraense lhe acolheu de braços abertos, e a cada dia testemunhamos o quanto o senhor é abençoado.

D. Orani, está na hora de arregaçar as mangas da camisa (a Comunidade, a Polícia, a Mídia, as autoridades, as Instituições, etc.) e mobilizar a sociedade em geral, pois segurança pública é responsabilidade de todos. A Polícia Militar tem o seu compromisso de prevenir o crime, porém, passou a ser excessivamente “caça-bandido”, ou seja, estamos desvirtuando a missão precípua de prevenção. Aí vem as indagações: Quem é esse “bandido”?, somente o ladrão de bicicleta? de celular? e os de “colarinho branco”?. Qual o papel da família? (iremos celebrar a Semana da Família).

Estamos a inteira disposição para apresentar a Polícia Comunitária, que, através da Gestão Comunitária (como fazer), estamos vivenciando um novo momento de cidadania, e responsabilidade social e, acima de tudo, de participação de todos, pois só assim podemos vencer a violência, agradecendo sempre a Deus por termos sidos abençoados pela sua indicação para conduzir este rebanho que é tão valioso, que é o povo paraense.

Que Deus lhe abençoe!

Carlos Alfredo da Mota Pereira – Maj PMPA Alfredo

Equipista de Nossa Senhora (ENS) – Paroquiano do Bom Remédio

majalfredo@bol.com.br

Agradeço ao Senhor, caríssimo amigo Alfredo, pois, além de participante da igreja, também conhece a realidade da polícia e suas preocupações. Já respondi mais longamente sua carta no programa “conversa com o meu povo”. Creio que precisamos, sim, todos arregaçar as mangas e principalmente trabalhar com coragem, renovada com a família. E a semana da família que estamos vivendo seria uma ótima oportunidade de todas as comunidades estarem unidas nessa direção. Você tem razão que o assunto é muito fácil de ser falado ou comentado, mas é assim que precisamos abrir o diálogo e dar passos. Com pessoas que olham o mundo com essa responsabilidade de Cristãos em sua profissão que poderemos encontrar os melhores caminhos.

Deixo-lhe uma benção especial e um abraço.

Dom Orani João.