19.4.07

POLICIAIS MILITARES DA 8ª ZPOL PRENDEM ASSALTANTES DE ÔNIBUS NO TENONÉ

Cinco pessoas foram presas, por volta das 16 horas de ontem, em uma rua do conjunto Maria Helena Coutinho, no Tenoné, acusadas de formar uma quadrilha de assaltantes de ônibus, que tinha acabado de praticar um roubo a um coletivo da empresa Nova Marambaia, que faz a linha Tenoné/Praça da Bandeira.
O tenente PM Daniel Brito, o sargento Ricardo e os cabos Ângelo, Jandir e Wagner, lotados na 8ª Zpol, foram acionados pelo Centro Integrado de Operações (Ciop). No bairro, localizaram Agostinho Pereira Lombé, de 21 anos, Nilson da Silva Monte, 22, Mairon Rodrigues Almeida, 19, um adolescente de 17 anos, e Paulo Jorge dos Santos, de 54 anos. Agostinho Lombé confessou o crime, mas disse que estava em companhia de outros dois assaltantes, que ele disse não saber identificar, e que teriam fugido para rumo ignorado.
O crime ocorreu no próprio conjunto, quando o ônibus chegava ao final da linha. Segundo o motorista e a cobradora, em depoimento na Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio, entraram no ônibus quatro homens, um armado. Três subiram pela porta da frente e um deles pela de trás. Enquanto o homem armado fazia ameaças, os três comparsas levavam objetos pessoais dos cerca de 15 passageiros do ônibus e da cobradora, de quem conseguiram R$ 96, entre dinheiro e vales-transportes.
Agostinho inocentou os outros conhecidos seus, agarrados na hora da abordagem da polícia na rua do Tenoné. As vítimas e testemunhas identificaram Agostinho como um dos assaltantes do ônibus e disseram que era ele que segurava o revólver calibre 32, que estava carregado com quatro munições intactas. Também identificaram Mairon Almeida como um dos assaltantes que recolhia o dinheiro dos passageiros.
Agostinho disse que o revólver não era dele: havia lhe sido dado pelos dois outros assaltantes, que ele não identificou e dos quais só recebeu R$ 18 no rateio do assalto. Ele disse que Nilson não participou do assalto, mas o próprio Nilson confessou que pegou a arma do crime 'para guardar' e acabou entregando para Paulo Santos, que deu a mesma desculpa.
Agostinho mora no bairro do Guamá, mas ontem decidiu ir ao Tenoné para visitar Nilson e acabou se encontrando com Mairon e o adolescente em um jogo de futebol no bairro. Mairon também disse que mora na passagem Chaves, no Guamá, mas estava ontem junto com o bando no Tenoné. Nilson também morava no Guamá e recentemente se mudou para o bairro do Tenoné, onde mora com a mulher, conforme revelou.
O delegado Jurandir Jesus de Figueiredo autuou em flagrante Agostinho, Nilson, Mairon e Paulo pelo crime de roubo qualificado e formação de quadrilha. O adolescente seria encaminhado para a Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data).
Fonte: Amazônia Hoje