5.4.07

DICAS DE SEGURANÇA NA SEMANA SANTA
Você, que neste feriado da Semana Santa irá ausentar-se de Belém com destino a diversos lugares do Brasil, ou permanecer na cidade, a Policia Militar do Pará disponibiliza algumas regras básicas de segurança que ajudará você a melhorar a segurança de sua residência e de sua família durante esse perído.


1) Ao viajar, avise parentes ou vizinhos de sua confiança, para que sempre que possível verifiquem a residência e realizem a coleta de encomendas e correspondência.

2) Não informe a pessoas que não são de sua confiança que você pretende viajar e nem o tempo de sua ausência.

3) Deixe seu telefone para recados com parentes ou vizinhos de sua confiança, para que informe de imediato, qualquer situação de anormalidade.

4) Se não puder deixar uma pessoa como caseiro, cancele com antecedência serviços e entregas de encomenda, pois isso identifica sua ausência da residência.

5) A existência de um bom cão de guarda ainda é um fator interessante para impedir a ação de marginais.

6) Um bom sistema de alarme interligado a casa de algum parente ou vizinho confiável, é uma maneira interessante de melhorar a segurança.

7) Avise ao seu vizinho ou parente que comunique de imediato a policia militar (190) a presença de qualquer pessoa com comportamento estranho, que esteja rondando sua residência, ficando atento para características que facilitam a policia para identificação do(s) suspeito(s), tais como: número de pessoas, cor, roupa, altura, se usa óculos ou barba, quanto ao veiculo: Marca cor, placa, número de ocupantes e outros detalhes que facilita sua identificação.

8) Verifique se as portas, portões e janelas estão corretamente fechados.

9) Desligue o sistema de gás da cozinha e retire aparelhos eletroeletrônicos das tomadas.

10) Ao dirigir, respeite o limite de velocidade, há pessoas esperando sua volta para casa com segurança

11) Nunca estacione seu veículo em locais escuros e pouco movimentados, verifique se trancou as portas e fechou as janelas antes de sair.

12) Respeite a abordagem de um policial, ele trabalha para garantir a sua segurança. Procure saber os números de emergência nos locais onde você estiver.

13) Em Belém, em caso de emergência ligue 190 ou procure por um policial mais próximo. A PM intensificará o policiamento na cidade para que você tenha um feriado tranqüilo.

14) Fique de olho em crianças e idosos principalmente em clubes, praias ou lugares que tenham fluxo elevado de pessoas.

15) Não fique namorando, conversando ou esperando alguém dentro do seu veículo quando o mesmo estiver estacionado em locais públicos, pois você se torna vítima fácil dos bandidos.

16) Se for assaltado, procure ficar com as mãos à mostra e diga antes para o bandido sobre as ações que você irá fazer.

17) Nunca acredite de imediato nas informações que lhe são repassadas pelo telefone, pois pode ser um bandido querendo tirar proveito do seu nervosismo. Confirme sempre as informações com a Polícia Militar através do 190.