30.10.06

GMP

Visando sempre novas estratégias para manter a segurança da população nas ruas de Belém, o Grupo de Moto Patrulhamento (GMP) ligado ao Comando de Policiamento da Capital (CPC), vem realizando a operação saturação nas áreas das zonas de policiamento (z’pol), sob o comando do tenente Montalvão.

A operação consiste num policiamento ostensivo, fazendo abordagem de usuários de motocicletas, bicicletas e pedestres que estejam em atitudes suspeitas. Esta estratégia está sendo bastante eficaz e satisfatória para a Polícia Militar, que cita como fato ocorrido a ação criminosa de cinco bandidos que fizeram mais de 20 reféns, enquanto tentavam assaltar uma Clínica na cidade, mas acabaram sendo surpreendidos pelos policiais. A segurança das pessoas que se encontravam em torno da clínica foi feita pela GMP. Isso sem contar as apreensões diárias de objetos perigosos que podem se tornar armas perigosas nas mãos dos assaltantes. Vale ressaltar que esse tipo de operação não convém constranger as pessoas e sim assegurá-las de qualquer ato de violência nas vias públicas.

Contando com cinco equipes, de quatro policiais cada, que circulam pela cidade. Os tenentes interativos Vulcão e Azevedo ainda fazem uma ronda, verificando se tudo está em ordem. Sendo tenente Vulcão responsável pela área uno papa*, que abrange 2º, 4º, 6º e 11º z’pol e tenente Azevedo responsável por checar a área uno fox*, abrangida por 1º, 5º e 10º z’pol.


*uno papa e uno fox: São freqüências em que as rádios modulam.


Email: cpc@pm.pa.gov.br / comando_metropolitano@yahoo.com.br