29.1.07


CPC DIVULGA RESULTADO DO POLICIAMENTO NO RE X PA

A Polícia Militar divulga o balanço do policiamento do jogo entre Clube do Remo e Paysandú, realizado na tarde de ontem (28), no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão).


Ao todo, 163 pessoas foram detidas acusadas de crimes como desordem e roubo. Antes do início da partida, policiais da Companhia de Polícia Montada, do Grupamento de Moto e do Canil fizeram a detenção de 23 pessoas, alguns menores de idade, acusados de desordem às proximidades do Planetário de Belém. O tenente Lerry, do Canil, informou que “dois grupos, de aproximadamente doze pessoas cada, começaram a se enfrentar ao lado do planetário mas foram contidos pela presença da cavalaria e dos motociclistas da PM”.
Participaram do evento 940 policiais, sendo 820 na parte interna e 120 divididos nas adjacências do estádio. O Batalhão de Polícia de Choque e a Companhia Tático-Operacional reforçaram a segurança nas arquibancadas do Mangueirão, principalmente às proximidades das torcidas organizadas e na divisão das torcidas de Remo e Paysandú.
O tenente Giorgio Mariúba, que comandou as guarnições do Comando Tático, informou que foram feitas abordagens em diversas pessoas que passavam pela Av. Augusto Montenegro em direção ao Mangueirão e, no final, cerca de trinta homens foram levados para a triagem localizada em frente ao Planetário, acusados de participarem de “arrastões”. Parte desses acusados foram liberados pela Polícia Militar cerca de uma hora depois, devido ao fato de não aparecerem testemunhas contra os mesmos e nem aparecerem os produtos dos supostos roubos. A outra parte foi encaminhada para a Seccional Urbana da Marambaia. A PM também recolheu 06 rojões, quatro facões e uma arma de brinquedo durante as detenções.
O Comando de Policiamento da Capital (CPC) havia contabilizado, até às 22h de ontem, três depredações a coletivos. Um ocorreu em frente ao quartel do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), na Av. Almirante Barroso, e os outros dois na Av. Augusto Montenegro. Para evitar os assaltos nas paradas, foram distribuídos policiais por quase toda a extensão das principais vias de acesso ao Estádio Olímpico, sob o comando do major João Alves e do tenente Cássio Tabaranã.
Amanhã (30), será feita uma reunião no quartel do CPC onde participarão os órgãos envolvidos na organização do evento, a partir das 16h. O objetivo da mesma será avaliar as ações feitas no primeiro Re x Pa do ano. Um dos assuntos em pauta será a confirmação da data de inspeção pelos órgãos de segurança pública nos estádios do Baenão e Curuzú, devido ao fato da PM ter apontado algumas falhas no sistema de segurança desses locais. Essas falhas foram apresentadas às diretorias dos clubes ainda na reunião de preparação para o Re x Pa. As diretorias prometeram sanar esses problemas até os próximos jogos dos dois times após o clássico.

Assessoria de Comunicação Social do CPC