1.2.07

LÍDERES COMUNITÁRIOS DO BAIRRO DA TERRA-FIRME ELOGIAM O TRABALHO DA POLÍCIA

Representantes comunitários do bairro da Terra-Firme, em Belém, reuniram-se ontem (31) com o comandante do policiamento da capital, coronel Edvaldo Sarmanho, para elogiar o aumento da presença dos órgãos de Segurança Pública no bairro, através da Operação “Polícia Para Todos”.

De acordo com a senhora Dilma Nunes (foto), moradora da Terra Firme há mais de quinze anos, a comunidade está se sentindo mais segura e mais confiante no trabalho da Polícia. Segundo ela, o bairro foi estigmatizado como o mais violento de Belém devido os constantes assaltos que ocorriam. “Contudo, com a presença maior e mais intensa da Polícia, agora quem está com medo são os bandidos de praticarem seus assaltos”, afirmou Dilma.

O senhor Ayrton Sena (foto: 2º esquerda para direita), do Conselho Comunitário do bairro, informou que, durante todo o dia, inclusive pela parte da noite, policiais militares realizam rondas ostensivas a pé, em viaturas e, até mesmo, em bicicletas, evitando com isso a ocorrência dos delitos que eram comuns no bairro, principalmente em locais como Av. Perimetral e Canal do Tucunduba, divisa entre os bairros da Terra Firme e Guamá.

Valdenisso Melo (foto: 2º direita para esquerda), da Associação dos Moradores do Bairro da Terra Firme informou que o trabalho da polícia deve ser contínuo para que a população volte a ter tranqüilidade. O mesmo parabenizou o trabalho da 11ª Zona de Policiamento (Zpol), comandada pelo major Heldson Tomaso (foto: 1º esquerda para direita), que utiliza inclusive policiais militares em motos e cavalos nos locais de difícil acesso, visto que a situação na Terra Firme ainda está precária com relação ao saneamento básico e asfalto nas ruas. O mesmo completou elogiando o trabalho dos policiais que atuam nas Bases Móveis de Policiamento Comunitário e nas viaturas, que sempre atendem à comunidade com respeito e atenção.

O coronel Sarmanho (foto) informou aos presentes que a Operação “Polícia Para Todos” é um trabalho integrado entre todos órgãos pertencentes à Secretaria Executiva de Segurança Pública, tendo como coordenadores o Comando de Policiamento da Capital (CPC) e a Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM), sob a pessoa do delegado Paulo Tamer. O coronel finalizou dizendo que, em um curto espaço de tempo, segundo dados da Polícia, já registrou-se redução da ocorrência dos principais delitos típicos dos grandes centros urbanos, principalmente roubos e furtos, nos bairros onde a polícia já atuou.