7.3.07

ÓRGÃOS DE SEGURANÇA PÚBLICA REÚNEM COM COMUNIDADES DA ILHA DE OUTEIRO


Órgãos da área de Segurança Pública estiveram reunidos com as representações comunitárias do distrito de Outeiro, região Metropolitana de Belém, no dia 26 de fevereiro no auditório da CDP, bairro da Brasília. As mesmas colocaram algumas questões relacionadas à segurança no local.
Raimundo Suniel, diretor do Conselho de Segurança de Outeiro, apresentou documento, assinado pela comunidade, que contém as solicitações: reforma geral na delegacia, retorno da área de Outeiro como uma Zona de Policiamento comandada por um oficial, igualmente como ocorre em outros bairros de Belém, mais viaturas e mais policiais para que sejam intensificadas as rondas por toda a extensão da ilha, intensificação das rondas policiais feitas pela Companhia Fluvial da PM, a fim de se combaterem os assaltos a ribeirinhos e embarcações, e a instalação de um PM Box na praia da Brasília. A comunidade solicitou, também, o maior controle por parte dos órgãos policiais do horário das festas ocorridas às segundas-feiras onde, segundo os mesmos, ocorrem diversos delitos.
O tenente-coronel Maurício Gibson, comandante do 10º Batalhão (10º BPM) informou aos presentes que a ilha de Outeiro possui uma Base Móvel (Trailler) com três policiais por turno de 12 horas que fica localizada, por horário, onde são registradas os maiores índices de ocorrências, e um Destacamento de Polícia Comunitária localizada na estrada da Maracacuera, que tem um efetivo de seis policiais que se revezam, também, por turno de 12 horas.O comandante falou também que, nos finais de semana, são colocadas duas duplas de policiais que realizam rondas em toda a extensão do bairro da Brasília.
O oficial afirmou que, já no início do mês de março, será disponibilizada mais uma viatura para Outeiro, tendo três policiais em seu interior fazendo rondas diárias e que as duplas que faziam policiamento ostensivo apenas nos finais de semana serão colocadas diariamente, principalmente, na extensão da Praia Grande.
Foram repassados para a comunidade o número do telefone de contato dos oficiais interativos que tiram serviço 24 horas na área abrangida pelo 10º BPM, assim como do comandante da 8ª Zona de Policiamento que abrange a área do Outeiro, major Pedro Paulo Barata.
O delegado Paulo Tamer, diretor de polícia metropolitana da Polícia Civil, informou aos presentes que as festas realizadas nas segundas-feiras somente ocorrerão quinzenalmente, com o término previsto para às 23h, proposta acertada em reunião entre os órgãos policiais e representantes das casas de festas do local.
No dia 25 de março haverá uma audiência pública com a presença da de representantes da Secretaria Executiva de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, representantes da Guarda Municipal de Belém e outros órgãos responsáveis pela iluminação pública e saneamento básico. Serão discutidas melhorias para a ilha de Outeiro.