15.2.07

DICAS DE SEGURANÇA PARA O CARNAVAL

1) Ao sair ou chegar de sua residência, verifique se há alguma pessoa em atitude suspeita às proximidades e, caso verifique alguém, acione a Polícia Militar através do número 190.

2) Ao viajar, solicite a um vizinho de confiança que, se possível, acione a PM caso ocorra algo de estranho em sua residência. Verifique se trancou todas as janelas e portas, fechou o compartimento de segurança do gás de cozinha e desligou da tomada todos os aparelhos elétricos.

3) Periodicamente, verifique a situação dos freios, pneus e outros sistemas importantes do seu veículo.

4) Nunca estacione seu veículo em locais escuros e pouco movimentados. Verifique se trancou as portas e fechou as janelas antes de sair.

5) Não fique namorando, conversando ou esperando alguém dentro do seu veículo quando o mesmo estiver estacionado em locais públicos, pois você se torna vítima fácil dos bandidos.

6) Se for assaltado, procure ficar com as mãos à mostra e diga antes para o bandido sobre as ações que você irá fazer.

7) Não ande colado ao veículo da frente.

8) Ao dirigir, respeite o limite de velocidade, há pessoas esperando sua volta para casa com segurança.

9) Nunca acredite de imediato nas informações que lhe são repassadas pelo telefone, pois pode ser um bandido querendo tirar proveito do seu nervosismo. Confirme sempre as informações com a Polícia Militar através do 190.

10) Ao telefone, não forneça informações sobre sua vida pessoal para estranhos, muito menos sobre os dados pessoais dos integrantes da sua casa.

11) Informe para algum familiar seu quais os locais que você irá.

12) Em balneários e clubes, fique de olho em crianças e idosos.

13) Respeite a abordagem de um policial, pois ele trabalha para garantir a sua segurança. Procure saber os números de emergência nos locais onde você estiver.

14) Em Belém, disque 190 para Emergência.