8.2.07

OCORRÊNCIA DE ASSALTO A ÔNIBUS REGISTRA QUEDA NA TERRA FIRME E CANUDOS

De acordo com dados do Centro Estratégico Integrado (CEI) da Secretaria Executiva de Segurança Pública (SEGUP), no mês de janeiro de 2007, com relação ao mês de dezembro de 2006, houve redução desse tipo de ocorrências, principalmente, no bairro da Terra Firme que, antes das operações policiais na área, havia 31 assaltos a coletivos e no mês passado caiu para 08 assaltos, redução de 74%, e no bairro de Canudos, onde havia 12 assaltos em Dezembro de 2006 e no mês passado foram registrados 2 assaltos, redução de 83%. Os maiores registros desse tipo de ocorrência estão nos horários de 18h às 0h.

Isso tudo foi avaliado no final da manhã de hoje (08), em uma reunião realizada entre o Comando de Policiamento da Capital (CPC) da Polícia Militar e representantes do Sindicato das Empresas de Transportes de Belém (Setransbel), Sindicato dos Rodoviários e Companhia de Transportes de Belém (CTBEL). Também ficaram definidas algumas ações de combate aos assaltos a ônibus na cidade.

Delcio Farias da Setransbel informou sobre as ações feitas nos últimos anos pelo sindicato para ajudar no aumento da segurança de motoristas, cobradores e passageiros dos ônibus de Belém, como a introdução, em 85% da frota, de câmeras de filmagem que mostram as ações dos bandidos na hora do delito. O mesmo falou também dos projetos que ainda serão colocados em prática como a introdução de chips de identificação em cartões que servirão como passagens, entre outras ações, a maioria para tentar diminuir a circulação de dinheiro dentro desses coletivos.

Paulo Pereira do Sindicato dos Rodoviários informou sobre o projeto que será enviado para o Delegado Gerall da Polícia Civil, Raimundo Benassuly, sugerindo a criação de uma delegacia especializada para tratar de assuntos relacionados a assaltos a ônibus e táxis. Isso, segundo o mesmo, aumentaria o canal de comunicação entre a categoria e os órgãos policiais.

O coronel Sarmanho, titular do CPC, solicitou ao representante dos sindicatos que enviem para à Polícia Militar documento indicando os locais onde ocorrem esses assaltos a ônibus, além dos horários. O comandante informou que já está sendo intensificado o policiamento em Belém, por meio das Zonas de Policiamento (Zpol), se combater esse tipo de delito. Ele disse que a partir de amanhã (09) será intensificada a abordagem aos ônibus pelos grupamentos que realizam as Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam´s), sob coordenação do tenente-coronel Roliam. O coronel Sarmanho finalizou solicitando aos mesmos que disponibilizem as imagens gravadas pelas câmeras de vídeos instaladas nos coletivos para que a PM identifique nas ruas os acusados de assaltos.

Abaixo, números de assaltos a ônibus nos locais de maior incidência:





RUA/MÊS BAIRRO JAN/06 JAN/07
PEDRO ALVARES CABRAL SACRAMENTA 23 15
ROD.ARTHUR BERNARDES TELÉGRAFO 20 11
BERNARDO SAYÃO CIDADE VELHA 3 1
AV.PERIMETRAL TERRA FIRME 14 3
AUGUSTO MONTENEGRO MARAMBAIA 8 2




Roubo a Onibus por dia da semana
Grande Belém
Mês de Janeiro/2007
DIA SEMANA
VAR.%
Segunda
11,59
Terça
12,80
Quarta
15,85
Quinta
9,15
Sexta
15,24
Sábado
10,98
Domingo
24,39
SOMA
100,00