13.2.07

POLICIAIS ADMINISTRATIVOS FAZEM POLICIAMENTO NAS RUAS DE BELÉM


Os Batalhões da Polícia Militar que são subordinados ao Comando de Policiamento da Capital (CPC) estão colocando mais policiais nas ruas através da Operação “Polícia nas Ruas”. Periodicamente, os que trabalham na parte interna dos quartéis da PM, como nas seções administrativas, passam a compor guarnições que realizam policiamento ostensivo. Essa prática, segundo o CPC, objetiva disponibilizar um número maior de policiais nos bairros de Belém, prevenindo a ocorrência de delitos.

No último final de semana, policiais do 2º Batalhão (2º BPM) saíram às ruas para, além de aumentar a presença física da PM em locais estratégicos, ouvir diferentes seguimentos da sociedade para saber os locais onde estão ocorrendo os delitos com maior freqüência. Cerca de 18 policiais, divididos em grupos de 06, percorreram trajeto que abrangeu área da 6ª Zona de Policiamento (6ª Zpol), parte central da cidade: Av. Visconde de Souza Franco, Rua Diogo Moia, Trav. D. Romualdo Coelho, Av. Almirante Wandekolk, Rua Antônio Barreto, Rua Boaventura da Silva, Rua Jerônimo Pimentel, Trav. 14 de Março e Av. Generalíssimo Deodoro.

O major Hilton Benigno, comandante da Operação, ouviu várias pessoas pelo trajeto, como proprietérios de estabelecimentos comerciais, moradores e motoristas de táxi que trabalham na área. Para essas pessoas foram repassados os números dos telefones de contato dos comandantes das Zonas de Policiamento de Belém. Também foram feitas abordagens, com revista pessoal, em diversas pessoas que trafegavam por essas vias, principalmente as que utilizavam bicicletas e motocicletas. O major informou que o serviço interno nos quartéis é fundamental para o planejamento das ações nas ruas, principalmente em uma instituição militar em que os serviços burocráticos não podem ser feitos por pessoas civis. Contudo, periodicamente, “deve-se colocar o policial nas ruas para que o mesmo desenvolva o serviço constitucional da corporação, que é o policiamento ostensivo fardado”, completou o major Hilton.