15.2.07

POLÍCIA MILITAR REALIZA OPERAÇÃO CARNAVAL EM BELÉM, ICOARACI, OUTEIRO E COTIJUBA

A Polícia Militar realizará, no período de 15 a 22 de fevereiro, a “Operação Carnaval” em Belém e Distritos de Icoaraci, Cotijuba e Outeiro.

Sob coordenação do Comando de Policiamento da Capital (CPC), a PM dará apoio aos diversos eventos realizados na cidade, como o desfile oficial dos blocos carnavalescos na Aldeia Cabana “Davi Miguel”, eleição do Rei Momo no Memorial dos Povos, brincadeiras de carnaval infantil nas praças da República, Batista Campos, Dom Alberto Ramos (Marambaia), Cordeiro de Farias (Tapanã) e parte externa do Bosque Rodrigues Alves (Marco). Será realizado policiamento também nos portais da folia na Praça Frei Caetano Brandão (Centro), avenidas Antônio Everdosa (Pedreira), Roberto Camelier e José Bonifácio (Guamá), ruas da Yamada (Benguí), Frederico Scheineippe (Telégrafo), Benfica (Benguí), Silva Castro (Guamá) e Pariquis (Cremação), travessas Alferes Costa (Pedreira) e Perebebuí (Pedreira) e concentração e saída do carnaval fluvial na Praça Princesa Isabel.

O CPC disponibilizará policiais para os eventos realizados em Icoaraci, Outeiro e Cotijuba, totalizando 15 eventos, como os Portais da Folia e desfiles dos Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba.

Além do policiamento ostensivo diário feito pelas Zonas de Policiamento da Capital (Zpol), reforçarão o efetivo 480 policiais militares, em média, por dia de serviço no período carnavalesco.

Serão realizadas rondas em viaturas do CPC e da Ronda Tática Metropolitana (Rotam) nas principais vias de acesso à Aldeia Cabana “Davi Miguel”, além de patrulhas compostas pelo Regimento de Polícia Montada e policiais com cães, para inibir atos ilícitos.

Segundo o coronel Sarmanho, titular do CPC e coordenador geral da Operação na capital, as principais ocorrências no período são: atos de vandalismo, praticados principalmente por gangues, assaltos e agressões. O coronel disse ainda que, devido a essas ocorrências, serão feitas revistas em pessoas ou grupos de pessoas que estejam em atitude suspeita nos locais onde ocorrerão os eventos e, também, nas adjacências. Será dado apoio à Guarda Municipal de Belém nas áreas de concentração e dispersão dos blocos carnavalescos na Aldeia Cabana.